Acalasia: conheça as causas, sintomas e tratamento do distúrbio

Acalasia é um distúrbio no qual as contrações rítmicas do esôfago estão ausentes ou comprometidas
O esôfago é um tubo que conecta a faringe ao estômago e que controla o fluxo de alimentos, por meio do esfíncter esofágico inferior, que fecha a parte inferior do órgão para evitar a volta de alimentos e ácido gástrico para dentro do mesmo. Portanto, a Acalasia é justamente o distúrbio que prejudica essas contrações do esôfago e pode se manifestar em qualquer faixa etária, sendo os casos mais comuns, em pessoas com idade entre 20 e 60 anos, com manifestações de sintomas iniciais quase imperceptíveis.
E, por mais que causas da doença são geralmente desconhecidas, ela pode ocorrer após a exposição a determinados vírus, sendo considerada um problema autoimune. Além disso, outras doenças, como a de Chagas, podem causar a Acalasia.
Sintomas
Os principais indicativos da doença são:
- Dificuldade em engolir (disfagia)
- Dor torácica
- Refluxo
- Perda de peso
Diagnóstico
Na maior parte dos casos, o diagnóstico é feito por manometria, procedimento pelo qual o médico insere um tubo de visualização flexível, que permite a observação específica do órgão.
Outra maneira de diagnosticar a doença é através da radiografia com deglutição, feita enquanto o paciente ingere bário. Dessa forma é possível a observação da ausência de contrações rítmicas.
Tratamento
- Miotomia
- Injeções de toxina botulínica
Apesar de diminuir os sintomas, com a redução na pressão no esfíncter esofágico inferior, o acompanhamento não é capaz de restaurar os movimentos peristálticos. A dilatação com balão inclui a dilatação mecânica do esfíncter ao inflar um balão grande dentro dele. Além desse procedimento, o tratamento pode ser por meio da miotomia : cirurgia que tem visa cortar as fibras musculares no esfíncter esofágico inferior.
Gostou do conteúdo? Ainda tem dúvidas? Deixe nos comentários e continue acompanhando nosso portal!
