Úlcera Gástrica: causas, sintomas e tratamentos

A úlcera gástrica é uma “ferida” no tecido que reveste o estômago. É ocasionada por alterações nos mecanismos que defendem e protegem o duodeno e o estômago contra o ácido gástrico. Comumente, acontece como um agravamento de uma gastrite já existente.
A quantidade de suco gástrico produzido não determina se haverá ou não risco de formação de úlcera. Por isso, pessoas com secreção abundante podem nunca desenvolvem úlceras enquanto outros, com secreção baixa de ácido clorídrico podem desenvolver uma úlcera.
De modo geral, a questão não é considerada grave, e é tratada com medicamentos não muito agressivos. Eles controlam os mecanismos de proteção da mucosa e evitam que o suco gástrico torne a ferida maior.
Causas comuns
Dentre as diversas causas do problema, estão:
- Má alimentação;
- Infecção causada pela bactéria H. Pylori;
- Fator genético;
- Consumo constante de bebidas alcoólicas que têm efeito irritativo no estômago;
- Fumo constante, já que que o excesso de cigarro pode aumentar de maneira direta a produção de ácido clorídrico no estômago;
- Uso constante de alguns tipos de medicamentos que afetam diretamente as defesas da parede do estômago (AAS, anti –inflamatórios);
- Estresse frequente, já que ele pode afetar as defesas da mucosa do estômago e pode favorecer o surgimento dos sintomas do problema.
É importante ressaltar que além das causas citadas existem outros fatores que podem favorecer o surgimento da úlcera gástrica. Como uma alimentação desequilibrada, com excesso de açúcares e alimentos gordurosos. Além disso, existem alimentos que podem tornar os sintomas ainda mais graves. Como por exemplo a cafeína e pimenta, que podem ocasionar outras doenças, como o caso do refluxo , por exemplo.
Sintomas frequentes
Os sintomas são variados e podem se tornar mais frequentes ou piores após a alimentação. O que pode afetar o apetite e causar a perda de peso do portador. Apesar de raro, existe também a possibilidade de a pessoa pode nem apresentar algum tipo de sintoma.
Os sintomas mais comuns são:
- Enjoo;
- Vômito;
- Dor de cabeça;
- Dor abdominal forte;
- Sangramentos na parede do estômago, que pode causar sangue nas fezes( melena) ou até vômitos com sangue(hematemese);
- Dor constante em forma de queimação.
Outras informações sobre a úlcera gástrica
- Normalmente o tratamento é realizado com medicamentos específicos, mas só um especialista pode receitar o melhor para o caso;
- Evite buscar por tratamentos caseiros. Alguns deles podem agravar o quadro;
- Para ter um diagnóstico exato o médico pode solicitar alguns exames, como a endoscopia digestiva alta.
É fundamental prestar atenção tanto nas causas como nos possíveis sintomas para saber o momento de buscar por auxílio médico. Para se informar mais sobre esse e outros assuntos, esteja sempre atento ao nosso blog.
