Ansiedade x bactérias do intestino: as relações do mau funcionamento intestinal e o transtorno psicológico

Entenda a influência do funcionamento intestinal na sua saúde mental
O que muitos nã o sabem é que a microbiota intestinal auxilia não só o metabolismo, mas também é responsável pela produção de vários nutrientes, vitaminas com ação local ou a distância que auxiliam o funcionamento de diversas partes do organismo, inclusive do sistema nervoso. Assim, nosso intestino é considerado um segundo cérebro, visto seu papel fundamental para o bom desenvolvimento das atividades nervosas.
Acontece que o stress diário, aliado à uma alimentação desregulada e um estilo de vida sedentário impactam diretamente nos microrganismos do intestino e, dessa forma, modificam o funcionamento da microbiota e geram consequência para a função cerebral . Para exemplificar esse desequilíbrio, podemos utilizar uma pergunta simples: são já se sentiu problemas intestinais quando estava estressado ou nervoso?
O intestino funciona com seu próprio sistema nervoso mas que estabelece a conexão com o cérebro. Por isso, quando a pessoa sente alguma emoção forte, ela pode ter desequilíbrio intestinal. Diarreia, constipação, gases, síndrome do intestino irritável e dores abdominais são exemplo desse desconforto.
A manutenção da microbiota intestinal
Os alimentos probióticos são ótimos para a manutenção da flora intestinal , devido a quantidade de bactérias benéficas para o sistema imunológico. Além disso, a prática de exercícios físicos regulares ajuda a manter seu organismo saudável e sua rotina menos estressante. Esse é um ponto muito importante para garantir o bom funcionamento do sistema digestivo e, consequentemente, alinhar as funções cerebrais.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso portal e tire suas dúvidas!
