Novembro Azul: a prevenção é a melhor forma de vencer essa luta

O mês de conscientização em prol da saúde do homem e a luta contra o câncer de próstata
Conforme o Instituto Brasileiro do Câncer (INCA), o câncer de próstata é segundo tipo mais comum entre os homens e por isso a luta de prevenção é tão importante. De acordo com pesquisas, somam mais de 60% os casos desse tipo de câncer que são diagnosticados acima de 65 anos. Visto isso, o exame de prevenção é indicado a partir dos 45 anos em situações de risco, quando já há casos de câncer de próstata na família. E, para os que não têm essa hereditariedade, os cuidados são recomendados a partir dos 50 anos.
O exame
O exame físico é realizado pelo médico em um procedimento rápido, por meio do tato no reto da glândula. Através do toque, o objetivo é analisar as condições da próstata, como a consistência, o tamanho e possíveis lesões palpáveis.
Outro aliado da prevenção é o exame de PSA , que mede o nível da substância produzida pela próstata e se mostra essencial para ajudar a detectar precocemente o câncer , além de outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. E, conforme as indicações médicas, esses procedimentos devem ser feitos como rotina, a partir da idade recomendada.
Outras recomendações
- Para homens com PSA acima de 2,5 ng/mL, o exame deve ser realizado anualmente;
- Homens com níveis de PSA abaixo de 2,5 ng/mL devem realizar dos exames repetir a cada 2 anos;
- Os resultados de PSA e toque retal podem, comumente, indicar alterações na próstata. Nesses casos, é indispensável a continuidade de uma avaliação médica detalhada e criteriosa;
- Uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas são importantes aliadas na prevenção da doença.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e continue acompanhando o portal.
O post Novembro Azul: a prevenção é a melhor forma de vencer essa luta apareceu primeiro em Blog | Dr Hélio Pires.
