4 mitos e verdades sobre a cirurgia metabólica

A cirurgia metabólica é aliada no tratamento do diabetes tipo 2 e deve ser indicado de acordo com critérios específicos
Conheça 4 mitos e verdades sobre este procedimento:
1- Cirurgia metabólica e cirurgia bariátrica são a mesma coisa?
Não exatamente. Por mais que elas sejam bastante parecidas e a técnica cirúrgica muito semelhante (como o bypass gástrico) elas possuem objetivos diferentes, que devem ser levados em conta pela equipe médica e também pelo paciente. A cirurgia metabólica é feita com foco no controle da diabetes, já a bariátrica é para a redução do peso
2- Qualquer pessoa, sem exceção, pode fazer?
Mito. Para a realização do procedimento alguns critérios devem ser analisados como por exemplo a como a falta de controle adequado da doença mesmo após mudanças no estilo de vida e tratamento medicamentoso contínuo. Além disso algumas condições do paciente devem ser avaliadas:
- Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 30 e 34,9 (mínimo)
- Ter entre 30 e 70 anos de idade
- Tempo mínimo de doença de 2 anos
- Tempo máximo de doença de 10 anos devido à dificuldade de remissão do diabetes após esse período. No entanto, mesmo os pacientes que não alcançam a remissão podem se beneficiar da redução dos níveis glicêmicos proporcionada pela cirurgia, reduzindo as chances de complicações futuras
3- Ela controla outras doenças além do diabetes tipo 2?
Verdade. O procedimento pode trazer outros benefícios para a saúde como por exemplo o controle da fome e saciedade.
Assim a cirurgia favorece a redução e o controle equilibrado do peso, colabora com a queda dos níveis de colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL), reduz a apneia do sono e melhora a hipertensão arterial, reduzindo os riscos de problemas cardiovasculares.
4- A cirurgia metabólica é a cura do diabetes?
Mito. A cirurgia metabólica não é um tratamento exclusivo e isolado para quem sofre com a diabetes. É fundamental adotar um novo estilo de vida, com a prática regular de atividades físicas e uma alimentação saudável após a cirurgia.
Fonte: http://bit.ly/39syN0T
