Porque temos soluços e quando devemos nos preocupar?

Entendas as causas problema e as condições às quais você deve se atentar
O soluço nada mais é do que resultado de contração involuntária seguida da distensão e relaxamento do músculo que separa o tórax do abdômen, mais especificamente o diafragma e que, na maior parte dos casos, se apresenta como uma condição benigna e momentânea. Como consequência desse espasmo, o fechamento da glote e das cordas vocais são responsáveis por dificultar a passagem de ar para os pulmões e por isso geram soluços. Além disso, esse tipo de contração involuntária é mais comum nos bebês, devido a atuação ainda pouco eficiente do sistema nervoso sobre o diafragma.
Causas
Essas crises podem ser causadas por diversos fatores como a ingestão de bebidas gaseificadas ou alcoólicas, mudanças bruscas de temperatura, estresse e ansiedade. Em outro ponto, quando pensamos na duração, o soluço pode se dividir entre diferentes categorias:
- Os episódicos: podem ser causados pela ingestão excessiva de alimentos, ingestão de bebidas gasosas e aerofagia (mascar chicletes, tabagismo).
- Os persistentes e os intratáveis: podem levar a efeitos adversos mais graves como desnutrição, perda de peso, insônia, fadiga, estresse.
Tratamento
Alguns métodos utilizam manobras físicas, a fim de estimular a movimentação do diafragma. Dessa forma, o tratamento geralmente é caseiro e facilitado. Veja algumas medidas caseiras abaixo:
- Prender a respiração;
- Ingerir água gelada ou uma porção de açúcar puro;
- Coçar o céu da boca com um cotonete;
- Flexionar as pernas sobre o tórax
No entanto, em casos de crises persistentes, procure um médico. Assim, você poderá realizar os exames necessários para encontrar as causas do problema. E, por fim, seguir com o tratamento adequado.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso portal e tire suas dúvidas!
